PINUS
Compensado de Madeira Pinus, ou somente Pinus tomou diversas formas "em nossas mãos".
Criamos, e produzimos em nossas máquinas de corte a laser estruturas de Scrapbook, mini recortes, títulos, mini álbuns, alfabetos, apliques, tags, imã de geladeira.., e alguns outros projetos, que enriqueceram o mercado neste ano de 2020. Acreditamos que o lançamento de um novo tipo de madeira para trabalhos artísticos, enriqueceu ainda mais diversos tipos de arte e produtos artesanais.
O compensado é produzido a partir de finas lâminas de madeira prensadas, e finalizado com cola à base de uréia-Formol. É um material positivo para o meio-ambiente, pois toda madeira em forma compensada para decoração, artesanato e móveis, é fruto de restauração florestal; principalmente no estado do Pará.
Nosso fornecedor, por exemplo, trabalha com plantio de Paricá, há 10 anos no mercado, seguindo seu objetivo de ultrapassar 1 milhão de árvores plantadas.
O recorte em madeira pinus possui seu formato nativo, de “madeira bruta”. O tom claro da madeira -próximo a cor marfim- é seu diferencial, pois realça cada detalhe das peças vazadas, e destaca qualquer gravação em sua superfície
Finalização da Peça:
A madeira pinus é porosa, com 100% de absorção de tinta acrílica, carimbeiras, e pintura aquarela, por exemplo. É possível criar texturas, com massa acrílica e gesso; Aplicação de pedrarias e foil.
As possibilidades de finalização da peça em madeira pinus são equivalentes as ideias criativas trabalhadas com MDF. As diferenças que apontamos entre os tipos de madeiras são: espessura, diferentes tipos de leveza nas peças, e o acabamento da madeira.
Comparação rápida: MDF é formado com diversas camadas aglutinadas com fibra sintética (que lhe garante uma superfície lisa e selada) a madeira pinus é fibrosa, e mais permeável, pelo processo de prensagem das lâminas e fina camada de cola.
Logo, identificamos, e exaltamos o melhor da finalização dos recortes em pinus: seu acabamento simples, impecável e mostrando que: menos é mais, e a peça por si só já é “finalizada”.
Vantagens:
Vamos relembrar os pontos altos que falamos sobre este material?
- Alta porosidade: Madeira formada pela prensa de lâminas e fina camada de cola;
- Leveza: Apesar da sua espessura "alta" (5mm) a madeira pinus é mais leve do que os recortes em MDF (3 mm);
- Possibilidade de diferentes tipos de pinturas, aplicação de texturas, colagem, entre outras técnicas de trabalhos manuais;
- Peças "finalizadas": Sua apresentação (textura, espessura e cor) "dispensam" muito trabalho com a peça
- Material de qualidade e durabilidade, para elementos que eternizam, como títulos, apliques e alfabetos para scrapbook.