CHIPBOARD
Chipboard é um tipo de papelão cartão (com gramatura variável), no mínimo 3 vezes mais resistente que papelão comum, por causa do seu processo de fabricação. Conhecido como papelão cinza, holler e chipboard, este material - super - necessário no mundo do scrapbook e cartonagem é 100% reciclado
Produzido a partir de retalhos de papéis aquecidos, ligados com uma resina sintética e pressionados, até formar uma folha de superfície lisa, que possibilita o manuseio com estilete e guilhotinas, além de garantir um corte a laser impecável.
Fazemos recorte em placas de chipboard de 1 mm - 3,3 mm. Todos nossos recortes do site são em chipboard branco 1,7 mm.
Finalização da Peça:
A placa de papelão cinza para cartonagem, é matéria-prima para trabalhos artesanais que exigem uma estrutura firme, porém com leveza no material; Além de flexibilidade para molde e facilidade no corte. Caixas rígidas, scrapbox, base para calendários, capas de agenda, cadernos, blocos de anotações, são alguns exemplos de peças produzidas com o papelão em questão.
O processo de encadernação, com papel e tecido, por exemplo, é descomplicado por sua alta porosidade e adesão imediata a qualquer tipo de cola.
Apliques em chipboard são especiais para embelezamento e enriquecimento do trabalho, e auxiliam a contar histórias - como alfabetos e títulos- com delicadeza, leveza na peça e baixa espessura.
A finalização do material fica a critério da criatividade do coração da/o artesã(o), pois é um produto que permite inúmeros tipos de acabamentos como: pintura com tinta acrílica, carimbeira, lápis de cor, canetas, emboss, foil, aquarela, ou o produto em sua forma natural, branco.
Vantagens:
Já listamos vários pontos altos do material:
- Resistência;
- Alta porosidade;
- Leveza;
- Flexibilidade e possibilidade de aplicar em superfícies curvas;
- Facilidade em corte com estilete;
- E possibilidade de diferentes tipos de finalização.
Seu preço no mercado, mais em conta que os demais materiais (recortes em MDF e madeira pinus, por exemplo), também é um diferencial para quem trabalha com a venda de peças artesanais, garantindo uma maior margem de lucro, e prosperidade no meio.