O fazer artesanal é, acima de tudo, resistência. 

Necessita de terreno, clima apropriado e cuidado; lojas e clientes, que impulsionam produtos e projetos feitos com muita dedicação e entrega.


Cada artesã (o) tem a Graça de enriquecer os dias com a união de bens materiais e espirituais, no trabalho de corpo e alma. São resistência através da expressão da sua subjetividade, no exercício de fantasia, que transborda detalhes singulares da vida, e afasta o estado de "coisificação" das recordações que são consumidas.


Já o processo de criação é, sem dúvidas, espaço de terapia e crescimento para aquelas/es que se entregam. 


 Destaco aqui três benefícios deste universo, que tanto me encanta:


1 - A criatividade, pois é o brilho para criar a própria magia (!) e transformar sonhos e ideias em realidade.

É uma parte natural de cada um/a, mas exige comprometimento  na descoberta de como estimulá-la no exercício do criar; o que ou quem inspira o desejo de se expressar. 

Brincar com as ideias, experimentar e inventar “o novo” deve estar livre da ideia de oferecer uma novidade pro mundo, mas sim de se criar algo inédito feito por si.


2 - O descobrimento do próprio ser que é fruto da concentração e “estado de não pensamento” (desvio de espírito para coisas diferentes das quais trazem preocupação) e permite o ato único de voltar-se para outra parte (super importante!!), você.

No silêncio total, encontra-se com algo que realmente vale a pena, a essência presente em cada um/a, e sentimento de “estou em casa”, através da sinceridade em ouvir e dar voz, e formas, ao próprio coração.


3 - E a arte do encontro na combinação de laços comuns entre as pessoas ao ter caminhos cruzados, na partilha de interesses, opiniões e atividades.

Ao compartilhar Momentos de criação em conjunto (ou nas trocas a distância <3), aumenta-se a sensibilidade e consciência sobre o projeto; assim como a energia (boa!) do grupo; expandindo pensamentos, a criatividade e refletindo a conexão em cada peça. É espaço para descobrir amizades, sentimento de admiração, carinho e confiança.


E pra você? Quais são os maiores benefícios / vantagens do artesanato e fazer manual ?

Deixe nos comentários sua opinião, admiração e carinho, vou amar saber!! 


Um beijo enorme em seu coração!



Até breve <3